quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Cão Guia

Você sabe como se comportar ao encontrar um Cão Guia?

Sou um cão guia e quero ensinar como  agir quando você encontrar comigo em companhia do meu dono cego. 
Antes de mais, deixa-me dizer que eu sou um cão de trabalho,  não um mascote.
Quanto mais você me ignorar melhor será para mim e para o meu dono. - Desculpe, mas é a mais pura verdade!


O meu comportamento e a minha forma de agir são totalmente diferentes de outros cães e a minha dupla função de guia e de companheiro do meu dono cego deve ser respeitada.
Por favor não me toque, nem me acaricie quando eu estiver trabalhando, ou seja, quando me ver com o meu dono cego, com a coleira que mais parece um colete, é o meu uniforme de trabalho.
Se você mexer comigo pode me distrair e eu nunca posso falhar a minha função! Entende?

Repito: O mais adequado é me ignorar. E não tenha, de forma nenhuma, medo de mim!
Nós, cães guias, somos muito bem adestrados e nunca seríamos capazes de te fazer mal sem motivo. Mas "ouve" bem:

Se você estiver com outro cão, por favor controla-o para evitar que possa acontecer algum acidente quando passar ao meu lado ou ao lado do meu dono cego.

Por favor, não me ofereça guloseimas ou alimentos: O meu dono encarrega-se disso com todo o carinho!
Estou bem alimentado e tenho um horário estabelecido para ir comer.

Quando se dirigir a uma pessoa cega acompanhada de um cão guia como eu, fala diretamente para ele e não para mim.
Se um cego com um cão guia te pedir ajuda, aproxima-se dele pelo lado direito para que eu possa manter-me à esquerda.
Ele me ordenará que te siga, ou então pedirá que lhe dê o teu cotovelo esquerdo.
Nesse caso, é como se ele me desse uma espécie de mensagem, para me dizer que eu estou, temporariamente, fora de serviço. Que ele está contando com a sua ajuda, naquele momento.

Se um cego com um cão guia te pedir que lhe indique uma direção, de-lhe indicações claras sobre o sentido para o qual ele se deve voltar ou seguir para chegar ao lugar para onde se dirige.
Não corra, nem agarre o braço de um cego com um cão guia sem antes falar com ele. 
E, por favor, nunca toques na minha coleira, nem em mim! Só o meu dono, para o qual trabalho, o deve fazer. 

Nós, cães guias, temos horas e lugares pré-determinados, somos disciplinados e concentrados.

Eu, como cão guia, estou habituado a viajar em qualquer meio de transporte encostado aos pés do meu dono cego sem causar incômodo aos outros passageiros, seja dentro ou fora do país!

Dado o rigoroso treino que temos, nós, cães guias, estamos habituados a permanecer junto aos nossos donos em qualquer tipo de estabelecimento, tanto de saúde como em centros comerciais, restaurantes, supermercados, cafetarias, cinemas, teatros, centros de estudo ou de trabalho, etc., sem causar alteração ao normal funcionamento dos mesmos nem incômodos aos outros utentes ou funcionários.
Nos locais de trabalho, os donos de cães guias estão habilitados a exercer as suas funções connosco ao seu lado. De acordo com o treino que recebemos, nós nunca vagueamos pelos recintos por nossa conta e risco. Ficamos encostados aos pés do nosso dono cego.
Os cães guias têm o mesmo direito que os donos para gozar de livre acesso a todos os locais públicos.

Ajuda-me a divulgar isto? 
Informar as pessoas de como o nosso trabalho é sério e a sua ajuda será muito importante.



Fonte: http://zigdebeja.blogspot.com.br/2010/07/como-se-comportar-ao-encontrar-um-cao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário