terça-feira, 6 de maio de 2014

Tornando a Audiodescrição real. Roteiros!


Uma vez definido o que iremos Audiodescrever, isso requer assistir algumas vezes o video, preferencialmente de olhos fechados, analisando as pausas, percebendo o tempo disponível que teremos para descrever... Seguimos para a elaboração do Roteiro.

O Roteiro deve ser escrito de acordo com as principais imagens e preferencialmente dentro do tempo das pausas, porém alguns videos não nos deixam muitas oportunidade para narrá-los. Devemos então, anotar as informações mais importantes, tomar consciência da escolha das palavras que usaremos para melhor relatar as cenas que não são ditas. Evitar o uso da opinião pessoal ou qualquer tipo de inclinação ou manipulação de ideias. E se for necessário, poderemos fazer o uso da técnica de antecipação. Essa técnica nos permite relatar antes das cenas que estão por vir e não nos permitirá interferências ou informações importantes para a compreensão.

Assistiremos e marcaremos o tempo das pausas, ou seja, das oportunidades que teremos para narrar os momentos, ou os detalhes relevantes.

Parte Prática!

Elaborando um texto!


Após feito todas as anotações importantes, escolhido as palavras que melhor cabem no texto, precisamos organizar essas ideias em começo, meio e fim, como qualquer outro texto.

A Introdução é o despertar de ideias. Chamar atenção para os acontecimentos que estão por vir.

O Desenvolvimento pode ser dividido em duas ou três ou quatro partes, quantas forem necessárias para separar os assuntos e relatar cada tópico.

E por fim, a Conclusão promove o desfecho das ideias como um todo. O fechamento do texto.

Use Ilustrações e Detalhes. Em seguida, repasse o texto de acordo com as pausas e então grave. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário